sábado, 22 de janeiro de 2011

Osteoartrite Canina - Veterinary Focus

           Estive lendo uma revista muito interessante, Veterinary Focus, sobre as doenças articulares em pequenos animais. Vou postar aqui um resumo da matéria de osteoartrite. Para ver a matéria na íntegra, entre em contato pelo e-mail li_vet09@hotmail.com

            A osteoartrite (OA) é uma doença degenerativa das articulações, de progressão lenta, que consiste na perda da cartilagem articular e exposição do osso subcondral. É caracterizada por dor nas articulações. Surgem novas formações ósseas em resposta à inflamação crônica e as lesões provocadas nos tecidos, com o objetivo de reduzir o movimento ou a dor.
 A OA é a doença articular mais comum no homem e nos animais, sendo mais frequente  no cão do que no gato. No ser humano, a prevalência na mulher é duas vezes maior do que no homem, com aumento da incidência após os 60 anos de idade. No cão, o aparecimento da OA primária depende da raça, com idade média de manifestação dos primeiros sintomas oscilando entre 3,5 anos no Rottweiler a 9,5 anos no Poodle. 22% dos casos dizem respeito a cães com até 1 ano de idade. A incidência de OA é potencializada por traumatismos, obesidade, envelhecimento e anomalias genéticas.

Fatores de risco da OA canina
                - Idade: mais de 50% dos casos de artrite são constatados em cães entre 8 e 13 anos. Nos labradores com mais de 8 anos, a OA é tipicamente observável em diversas articulações (cotovelo, ombro, coxo-femoral, joelho).
                - Sexo: tem maior prevalência nos machos.
                - Tamanho: os cães grandes e gigantes são mais prevalentes.
               - Obesidade: em cães, a obesidade e a super-alimentação têm sido associadas ao aparecimento de afecções desse tipo, particularmente a displasia coxo-femoral.
               - Trauma osteoarticular: a prática excessiva de exercício, sobretudo na fase de crescimento, constitui também um importante fator predisponente.
               - Predisposição genética: algumas raças, como o labrador e o pastor alemão, tem predisposição para o desenvolvimento da OA e afecções articulares subjacentes.

Doença articular primária e secundária
                A OA é a doença articular mais frequente em cães, embora geralmente seja observada como um distúrbio secundário a doenças congênitas do crescimento, como a osteocondrite, as deformidades dos membros e alterações de desenvolvimento articular. Entre as causas adquiridas incluem-se os traumatismos, a ruptura do ligamento cruzado, a necrose asséptica, etc.
                O alinhamento incorreto dos membros e os distúrbios da articulação coxofemoral, do cotovelo e do joelho representam as principais causas da OA secundária.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário