terça-feira, 31 de agosto de 2010

Laser terapêutico


O laser terapêutico é muito utilizado na fisioterapia animal. A terapia a laser de baixa intensidade tem sido utilizada na prática clínica há aproximadamente 20 anos, sendo que os trabalhos iniciais foram realizados na Europa no início da década de 1970 (FUKUDA e MALFATTI, 2008). O laser terapêutico tem baixa potência e não produz efeitos térmicos sobre os tecidos.
Há vários tipos de laser terapêutico. Os lasers de arseneto de gálio e o de gálio-alumínico arsênico são utilizados para tratar locais mais profundos, como a articulação coxofemoral ou o joelho, por exemplo. Já o laser de hélio-neon é utilizado para o tratamento de feridas de pele.
O laser estimula as células, podendo ajudar no reparo tecidual (cicatrização de feridas, fraturas, etc). Tem efeito analgésico, antiinflamatório, circulatório e regenerativo, sendo indicado para inúmeras doenças, pós-operatório, feridas de decúbito não infeccionadas, inflamações, traumas, ajuda na consolidação de fraturas, entre outros (LEVINE et al, 2008; RISO, 2008).
Essa modalidade da fisioterapia pode ser utilizada em inúmeros locais do corpo, como articulações, músculos, tendões e pele. É contra-indicada para filhotes (no local de crescimento do osso), perto dos olhos, coração, fêmeas gestantes e tumores (LEVINE et al, 2008).

Referências:
FUKUDA, T.Y.; MALFATTI, C.A. Análise da dose do laser de baixa potência em equipamentos nacionais. Revista Brasileira de Fisioterapia, 12, 70-4, 2008.
LEVINE, D., et al. Reabilitação e fisioterapia na prática de pequenos animais. São Paulo: Roca, 2008.
RISO, N.D.M. Influência do laser terapêutico no reparo de defeito ósseo de ratos submetidos à ausência de carga: dissertação. Araçatuba, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário