quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Eletroterapia

A eletroterapia é utilizada para tratar várias doenças ortopédicas e neurológicas, especialmente quando o animal tem dor e/ou atrofia ou hipotrofia muscular.
Há dois principais tipos de corrente utilizadas:

Aplicação de TENS na articulação coxofemoral.

- TENS: corrente analgésica, pode ser utilizada quando o paciente tem dores musculares, em pós-operatórios, pré-operatórios, entre outras.








-ENMES: corrente que estimula a contração de um músculo que não está conseguindo se contrair sozinho. É muito útil quando há atrofia ou hipotrofia muscular, principalmente indicada em quadros neutológicos quando o paciente não consegue andar (paraparesias ou tetraparesias), ou quando o cão ou gato não apóiam o(s) membro(s) por algum outro motivo.
A eletroterapia também pode ser utilizada através da iontoforese, que é a aplicação de alguns medicamentos através de corrente elétrica. O medicamento é colocado abaixo dos eletrodos, e quando o aparelho é ligado, a carga elétrica "empurra" o medicamento através da pele.
Contra indicações -  Evitar exposição direta a marca-passos cardíacos, gânglios cervicais, olhos, ouvidos, coração, regiões lombar e abdominal de animais gestantes, áreas próximas a neoplasias, pacientes epiléticos e sobre áreas com trombose ou tromboflebite.

Dúvidas ou informações: li_vet09@hotmail.com

Um comentário:

  1. Olha a pretinhaaaa... que saudades dela!!!

    Adorei o blog viu!?!

    Muuuuito sucesso!!

    ResponderExcluir