quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Ruptura de ligamento cruzado cranial - Descrição da doença.

O ligamento cruzado cranial (LCC) está localizado dentro do joelho e é a principal estrutura de contenção contra a hiperextensão do joelho, limitando também movimentos de rotação do joelho.
É uma lesão ortopédica muito comum nos cães, sendo associada a degeneração da articulação. É mais frequente em cães de grande porte, como Pit Bull, Rottweiler, Staffordshire Terrier, entre outros.
Normalmente, a ruptura de ligamento cruzado cranial (RLCC) é traumática, acometendo com mais frequência cães jovens e ativos, portanto, aguda (após um movimento brusco, como um impulso para correr atrás de uma bolinha por exemplo, o cão grita de dor e começa a claudicar – mancar - imediatamente); podendo também ser crônica (através de processos degenerativos na articulação, acometendo cães mais velhos, e piorando conforme passa o tempo).
Com a falta de uso do membro, os músculos começam a sofrer hipotrofias, o que diminui a estabilidade articular. Cães mais pesados tendem a ter uma progressão mais rápida da doença, devido ao maior impacto no joelho.
Quando o ligamento se rompe, há uma inflamação no local, dor, o cão claudica (manca), pode haver hipotrofia ou atrofia muscular, o cão tende a sobrecarregar os membros torácicos, e com o passar do tempo, se não tratada, a RLCC acarreta em uma doença articular degenerativa. Também pode haver lesão no menisco (estrutura que fica dentro do joelho e diminui os impactos, além de melhorar o encaixe do fêmur com a tíbia). Os meniscos são, portanto, estruturas muito importantes, que têm poucos vasos sanguíneos. Por isso, se forem lesados, a recuperação espontânea dos mesmos é muito difícil.
Um teste diagnóstico muito feito pelos veterinários é o chamado movimento de gaveta, onde o veterinário checa se há instabilidade articular.
Quando confirmado o diagnóstico, o tratamento de escolha é o cirúrgico. Quando a opção é pelo tratamento conservador, este consiste de analgésicos, antiinflamatórios, confinamento por algumas semanas e fisioterapia, que reforça os tecidos ao redor do joelho e evita a atrofia muscular, além de tirar a dor, relaxar, alongar, e não deixar os músculos ficarem tensos e contraturados.
O tratamento cirúrgico é sempre preferido, pois trata diretamente a causa do problema, minimizando a degeneração articular, trazendo o melhor resultado para o paciente. A fisioterapia no pós operatório é importante, pois trabalha, inicialmente, tirando a dor e relaxando. Posteriormente, são adicionados às sessões os exercícios ativos, sendo feito um trabalho completo de reabilitação do membro, para que este possa voltar à sua função normal.

10 comentários:

  1. Olá muito boa noite. Eu sou dono de um Rottweiler e acabei de sair do veterinário e é isto mesmo que acontece com ele. Terá de sofrer um intervenção cirúrgica em ambas as pernas pois o LLC ocorreu nas duas. Além de estar um pouco desesperado e extremamente preocupado a operação e restante tratamento custa cerca de 1900€. Se acha que consigo fazer este tratamento em algum lugar, em que a quantia ou a forma de pagamento fosse mais baixa ficaria mais aliviado e claro, grato. Cumprimentos José

    ResponderExcluir
  2. Olá José!
    Infelizmente o tratamento de escolha para o seu Rottweiler é mesmo a cirurgia, seguida de fisioterapia. Mas de onde você é? Assim posso ver se conheço algo perto de você.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite,Dr Lizandra. Tenho um Rottweiler ele anda chorando direto ai levei ele ao veterinário,ele examinou e disse que ele estar com RLCC ele passou caproflan 100mg,dorless v,12mg,condroton será que mesmo depois de tomar esses medicamentos ele terá que fazer a cirurgia.ou o tratamento melhora.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Isabela! Normalmente para um caso como o do seu Rott o indicado é mesmo a cirurgia, pois a medicação é antiinflamatória e para a dor, porém o ligamento irá continuar rompido. Então ele tende a melhorar quando está tomando os medicamentos, mas depois os sintomas tendem a voltar.
    Mas seu cão deve ser analisado certinho, se for uma ruptura parcial pode ser que só o tratamento com medicamentos e fisioterapia melhorem bem. Agora se for ruptura total, como é um cachorro grande e pesado, o ideal é mesmo a cirurgia e fisioterapia pré e pós operatória.
    Abraços, Lizandra.

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde Dra Lizandra, tenho um pitbull albino ele já está com quase 6 anos, e teve ruptura total dos dois ligamentos ( joelho traseiro esquerdo e joelho dianteiro direito) ele tambem esta com leishimaniose e estou tratando a quase 1 ano já, ao tratamento da leishimania ele respondeu muito bem, mas tenho medo de fazer a cirurgia nele e devido a essa doença e tambem a idade ele não resistir, qual seria a melhor opção? Com o tratamento só com analgesicos ele não vai sentir dor, posso tratar ele com remedios até o resto da vida? Grata.

    ResponderExcluir
  6. Dra Lisandra, boa noite. Tenho um pitbull e hoje fora diagnosticado LCC e a veterinária me diz que ele não pode esperar mais 2 semanas para operarmos. Gostaria de saber se realmente é essa urgência toda e se há algum lugar no Rio de janeiro que seja bom e com um preço acessível.
    Grata

    ResponderExcluir
  7. Dr. lisandra eu tenho uma podlle que rompeu o liga mento do joelho ela tem 11 anos e estou com muito medo de fazer a cirurgia pelo fato dela ser velha eu poderia fazer o outro tratamento .
    GRATA

    ResponderExcluir
  8. Ola. Meu nome é Dâmaris e tenho uma pittbull de 6 anos, ela rompeu o ligamento cruzado da pata esquerda e ja fez cirurgua à 21 dias. O veterinario retirou os pontos e indicou fazer os exercícios de flexonar e estender a pata 30 vezes, mas toda vez que faço isso ela reclama e sinto dar uns estralos. É normal? Com 21 dias ela ja deveria colocar a pata no chão?

    ResponderExcluir
  9. Olá. Eu moro. No Japão. E meu cachorro. Fez. Uma cirurgia. De hérnia. No pescoço. Já fez um mês. Da cirurgia. E ele. Ainda só consegue. Levantar. O pescoço. Por aqui. Nw tem. Fisioterapia. Para animais. Pelo menos. Foi. que o vet me falou. Encontrei uma pessoa. Para fazer acunputura. Nele. Será que Ainda. Vai muito tempo para ele conseguir. Ficar. De pé. E quais os exercícios que posso estar fazendo com ele. Em casa. Para. Ajudar. Na recuperação. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gislaine em Nagoya tem clínicas que fazem fisioterapia inclusive a hidroterapia, não sei se ajuda no seu caso. Eu moro em Nishio e por aqui é bem mais difícil ... estou à procura de um lugar que faça acupuntura também.

      Excluir