quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Ultrassom terapêutico

O ultrassom terapêutico vem sendo cada vez mais utilizado no tratamento de animais. Ele pode ser utilizado de duas maneiras, uma que gera aquecimento no local, e outra que não tem efeitos térmicos.


Utilização do ultrassom terapêutico no membro torácico esquerdo
O modo contínuo, é aquele usado quando se deseja aquecer o local, proporcionando relaxamento, aumento do fluxo sanguíneo no local, diminuição da dor, facilita a aplicação de técnicas manuais de fisioterapia, como o alongamento. A frequência de 1Mhz é a utilizada na fisioterapia, pois aquece uma profundidade de até 5 cm. Essa modalidade do ultrassom é indicada, portanto, sempre que se deseja aquecer o local, por exemplo em pós operatórios tardios (não logo no começo, pois como aquece, pode aumentar a inflamação do pós operatório imediato), em casos de contraturas musculares, dor e antes de certas técnicas de fisioterapia. Não deve ser utilizado quando o animal tem alguma placa, pinos ou outro material metálico (pois aqueceria demais o local, podendo provocar lesões).
O modo pulsado, é o modo que não causa aquecimento do tecido. Essa modalidade de ultrassom terapêutico causa vários efeitos no local, como alterações na permeabilidade da membrana das células aos íons de cálcio (bom para ajudar na proliferação óssea, em casos de fraturas por exemplo), estimula a deposição de colágeno, acelera o tempo de cicatrização de feridas, diminui o edema (líquido) pós operatório, diminui a inflamação local, diminui hematomas, entre outros.
As contra indicações em geral são: evitar exposição direta a marca-passos cardíacos, seios carotídeos, olhos, gânglios cervicais, ouvidos, coração, regiões lombar e abdominal de animais gestantes, medula espinhal, feridas contaminadas, áreas próximas de neoplasias malignas e testículos, e evitar exposição de fises ósseas em animais imaturos (local de crescimento do osso) e locais próximos à suturas com fios e grampos de natureza metálica, devido ao risco de superaquecimento e abertura dos pontos, interferindo na cicatrização (GRECA et al, 1999; LEVINE et al, 2008).

Referências:

GRECA, F.H.; et al. Efeitos do ultra-som terapêutico nas anastomoses colônicas. Estudo experimental em ratos. Acta Cirúrgica Brasileira, 14, 1999.

LEVINE, D., et al. Reabilitação e fisioterapia na prática de pequenos animais. São Paulo: Roca, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário